1- Melhoria de utilização do espaço: a organização de um arranjo leva em consideração o volume. Assim, a disposição é orientada em três dimensões, inclusive, na altura, proporcionando melhoria na utilização do espaço.
2- Redução de deslocamentos: reduzindo as distâncias, evita-se esforços desnecessários, não somente de produtos e matérias-primas, mas de pessoas, ferramentas, materiais e equipamentos.
3- Integração entre áreas: todos os elementos que compõem um processo devem estar integrados e funcionar harmonicamente, prevenindo falhas que podem impactar toda a cadeia de operações.
4- Agilização das atividades: o layout deve trabalhar como um suporte para todo o processo, desde o controle de gastos da empresa até a atuação de diversas áreas dentro de uma cadeia de produção. As tarefas são facilitadas quando o funcionamento da fábrica é compreendido.
5- Garantia de conforto e segurança dos usuários: um layout produtivo deve proporcionar boas condições de trabalho - desde cores, organização, limpeza, arrumação e iluminação - com a máxima redução de riscos para todos.