Adequação de Layout Industrial

O termo layout é normalmente definido como o ‘arranjo físico’ de uma operação, considerando a disposição das máquinas e postos de trabalho, bem como o uso do espaço disponível.

Assim, um ‘layout industrial’ diz respeito à maneira como esse espaço físico é ocupado e utilizado em uma operação industrial. Um projeto de adequação de layout industrial pode ser um grande facilitador para sua empresa ganhar em produtividade. A partir de conceitos enxutos do Lean Manufacturing, a COESO entrega para a sua empresa uma operação com elevados níveis de eficiência.

Adequação de Layout Industrial

Quando deve ser contratado?

Existem alguns sinais para identificar se está na hora da sua empresa promover uma adequação de layout. Como, por exemplo, a dificuldade e desorganização no fluxo produtivo, má distribuição de equipamentos e perdas de produtos por falha no processo ou contaminação cruzada. Algumas empresas ainda apresentam espaços não utilizados ou subaproveitados e acúmulo de funcionários. Para se definir qual o melhor layout para sua empresa deve-se levar em consideração também fatores físicos que possam contribuir para um ambiente mais agradável, organizado e produtivo. É importante estar sempre preocupado com alguns fatores fundamentais, como a segurança, conforto dos funcionários, sinalização e facilidade de acessos às máquinas.

Para quem é o serviço?

A adequação de layout industrial é uma técnica que pode ser contratada por empresas de diversos tamanhos e áreas de atuação: grandes indústrias, mas também empresas de pequeno e médio porte, além de instalações comerciais podem ter um novo layout de forma a adequar seus produtos à exigência competitiva do mercado e garantir um bom rendimento.

1- Melhoria de utilização do espaço: a organização de um arranjo leva em consideração o volume. Assim, a disposição é orientada em três dimensões, inclusive, na altura, proporcionando melhoria na utilização do espaço.

2- Redução de deslocamentos: reduzindo as distâncias, evita-se esforços desnecessários, não somente de produtos e matérias-primas, mas de pessoas, ferramentas, materiais e equipamentos.

3- Integração entre áreas: todos os elementos que compõem um processo devem estar integrados e funcionar harmonicamente, prevenindo falhas que podem impactar toda a cadeia de operações.

4- Agilização das atividades: o layout deve trabalhar como um suporte para todo o processo, desde o controle de gastos da empresa até a atuação de diversas áreas dentro de uma cadeia de produção. As tarefas são facilitadas quando o funcionamento da fábrica é compreendido.

5- Garantia de conforto e segurança dos usuários: um layout produtivo deve proporcionar boas condições de trabalho - desde cores, organização, limpeza, arrumação e iluminação - com a máxima redução de riscos para todos.

Qual o objetivo?

A adequação de layout industrial traz inúmeros benefícios para a empresa, entre eles, a redução de custos, aumento da rentabilidade, produtividade e, consequentemente, competitividade do negócio. Assim, o novo layout promove a otimização dos processos, com nova disposição de máquinas, equipamentos, fluxo de pessoas e até o armazenamento de suprimentos e ferramentas que impactam diretamente na eficiência operacional.

Adequação de Layout Industrial
Logo


Especialista em manutenção
de telhados de galpões
industriais e logísticos

2022 © Coeso Infraestrutura - Avisos de Privacidade. Site Twdata.