De acordo com a localização da edificação a inspeção preventiva e limpeza das superfícies e calhas, pode ocorrer de forma mensal, bimestral ou trimestral, a COESO mantém programas de manutenção anual que contempla cada uma das etapas da manutenção de telhados metálicos, a fim de analisar e avaliar toda a estrutura garantindo a segurança de tudo que está debaixo dela.
A manutenção das estruturas metálicas não pode ser vista apenas como resolução de problemas pontuais, mas, sim, como um conjunto de atividades que objetiva sua preservação e atendimento das necessidades de uso. É também uma ferramenta estratégica na gerência de ativos imobiliários, pois a conservação está diretamente ligada a viabilidade de investimentos patrimoniais e depreciação do bem.
A manutenção pode ser preventiva, corretiva e emergencial. A manutenção preventiva é realizada durante visitas trimestrais a fim de verificar alguma deformidade ou sujidade que pode impactar em um ponto de vazamento no futuro, ou seja, problemas que podem ser resolvidos durante a inspeção. A manutenção corretiva trata dos mesmos problemas encontrados na superfície metálica, porém com mais complexidade nos trabalhos, podendo ser desde a identificação e conserto do vazamento ou até a troca de uma pequena superfície danificada. A manutenção emergencial atua diretamente no problema encontrado, limitando um atendimento para até 24 horas após a solicitação. A COESO atua de forma personalizada para o contratante nas três formas elencadas, a fim de garantir a estanqueidade da superfície e a tranquilidade ao contratante.